domingo, 24 de janeiro de 2016

Carnaval?


A vida é uma guerra, que não vemos muitas vezes, mas estamos presentes.
E por mais que não saibamos, e o desespero bata forte.
Já somos mais que vencedores.
Por meio dEle.

Como posso começar esse texto? Complicado. Eu poderia apenas colar um versículo bíblico de Gálatas 5,  que por si já diz muito. E é aquilo no que acredito. Mas hoje eu vou deixar aqui algo sobre Carnaval. O motivo pelo qual não participo.

Mas antes um resumo do antes, da vida superficial que eu TINHA com Deus.
Muitas vezes,  durante minha adolescência e infância, vi amigos meus pulando carnaval. E eu não vou mentir, em certos momentos, eu ficava chateada. Por não poder participar de uma festa tão elaborada, tão falada, tão brasileira. Logo eu... Que gosto muito de uma festa.  Um dia, quando comecei a entender o que o Espírito Santo falava a mim, em todos os aspectos da minha vida. Ele me fez entender o motivo do carnaval, ou melhor o motivo para não participar.
É importante que você entenda que o Espírito Santo é uma pessoa, tem sentimentos. E é o espírito de Deus, e Ele tem ciúmes de você, zela por você. Quando entendi isso percebi muitas outras coisas na minha vida. O que eu fazia, o que fiz todos os dias até aquele bendito dia, eram coisas que agradavam o Espírito Santo? Um silêncio. Eu estava agindo como Cristo agia? Percebi que em poucas vezes. E logo me despertou algo para avaliar aquilo que eu não fazia, mas que desejava fazer. Estar no meio da famosa festa da carne, entre outras práticas até consideradas simples e sem dano aparente. O carnaval, onde o livre torna-se de uma forma tão simples em uma versão distorcida de alegria. Tantos sonhos, famílias, gerações, pessoas e seus sentimentos são destruídos em dias de carnaval. Talvez você, que sempre participou do carnaval e nunca viu problema nisso, me ache um tanto radical. Mas essa é a menor das minhas preocupações.

Como jovem quis sempre trazer alegria. Ser admirada e amada num ciclo social é o desejo de toda pessoa que passa pela adolescência. Muitas vezes eu acreditava que se sentasse ali, ao lado de um amigo e se compartilhasse uma bebida alcoólica ou falasse alguma piada suja isso levaria nosso amigo me considerar,  amar mais. Ou até me ver como alguém legal. Afinal de contas, ser quadrada já era minha função. “Ela é da igreja”. Mas a vontade de estar ali, de falar “olha eu também quero e posso.”  Superava muitas vezes o que eu entendia do evangelho, de Cristo e de mim mesma! Será que eu realmente estava preocupada com meus amigos? Eu sabia que em dias como esse de carnaval, traições aconteciam, corações eram partidos, pessoas corriam risco e com certeza morte física, mas principalmente espiritual. Eu tive todos os outros 365 dias do ano para chamar as pessoas pra perto de mim, e consequentemente para perto de Cristo. Foi um estalo para perceber, se eu não estava levando ninguém a pelo menos pensar, a me perguntar, a me questionar sobre ficar de fora do “melhor evento do ano/país” realmente meu nível com Deus estava raso demais, conformismo é péssimo. Cuidei disso. Ainda estou cuidando, e vou continuar.


Carnaval. Pelo meu olhar. Hoje em dia.

Então, entendida com Cristo e vivendo o que eu considero a melhor fase de todas, aquela que você se deixar ser podado por Deus, eu vi o carnaval com outros olhos... Se você já esteve alguma vez em uma igreja deve ter ouvido o Pastor convidar alguém a aceitar a Jesus, deixar que Ele entre e faça uma obra maravilhosa em tudo. E sempre que alguém aceita esse convite, é inevitável “Hoje pela sua conversão está acontecendo uma festa no céu”. E realmente, Eu digo que, da mesma forma, há alegria na presença dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende Lucas 15:10. Então comecei a me perguntar,  o que acontece quando rola o oposto? Quando pessoas se perdem, morrem repentinamente, em acidentes e outras fatalidades, sem ter o acesso a salvação. Quando casamentos, futuros casamentos, são destruídos. Com certeza não é uma festa. Eu imagino a tristeza do Espírito Santo ao ver tantas histórias, tantos planos de Deus, tantos propósitos sendo interrompidos. Deus reservou um tempo e escreveu o que de melhor poderia acontecer na sua vida. O que você pensa ser a receita-de-bolo-para-ser-feliz-eternamente não chega nem aos pés. Ele não fez um malote de 200 em 200 pessoas com mesmos dons, histórias e destinos. Ele criou e projetou para cada um, como quem te conhece bem,  algo que vai além do que você sonha.  Então se não bastasse trocar os projetos de Deus por um momento de curtição (que eu posso te falar que vai acabar em furada) e entristecer seu coração, existe mais alguma coisa? Existe. Você pode não frequentar uma igreja, mas algo eu te garanto, o mal está aí e não ta pra brincadeira. Uma vez que você dá espaço pra que ele faça marcas que vão definir quem você é,  até conhecer Jesus que muda o que somos para melhor,  ele vai ter permissão pra atuar na sua vida. É como uma brecha, uma vez aberta apenas um conserto verdadeiro resolve o problema. Tapar buracos com outras coisas não a faz deixar de ser brecha. E o problema vai continuar ali. Muitos amigos meus me procuram me contando sobre problemas do passado que parecem insuperáveis, alguém impossível de esquecer, um trauma que não se apaga com o tempo. E eles me perguntam qual a receita para se ver livre, “você parece superar tudo tão bem”, eu poderia dizer que sou desapegada. Mas eu sei que se dependesse de mim estaria presa como meus amigos estavam, Jesus era minha solução. Ele não tapou a brecha, ele consertou a parede e deixou nova, intacta.


O amor.

Durante o decorrer dessa nossa conversa eu falei vagamente de exemplos do amor de Cristo. E esse amor que constrange que já o sentiu, é o verdadeiro motivo de tantas pessoas, algumas que você conheça até, mudarem de vida radicalmente. Deus tem um amor por nós de Pai, uma cuidado que te protege. Diferente de nossos pais,  que são humanos, Ele não erra, jamais. O que Ele nos ensina e nos diz pra fazer é sempre pra nossa proteção. Dá pra entender um amor desse? Você erra e erra todos os dias, e Ele sempre está ali disposto a te aceitar não importa o que tenha acontecido. Ele está ali pra você como ninguém jamais vai estar.


Finalmente, o motivo para o não-carnaval...
O verdadeiro motivo é: não quero. Uma vez que entendi o amor, senti o cuidado, e fui invadida pela graça senti que algo dentro de mim mudou, a vontade de estar perto do único que poderia me fazer sentir realmente única também. Que não me veria como mais uma garota, mais uma noitada, mais uma colega, mais uma bobinha, mais uma enganada... Mas me vê como filha. Como herdeira de tudo que é dEle,mesmo sem merecer. Ele nos tomou para Ele. Nos amou primeiro. E esse é o motivo para eu não fazer tantas coisas, entre elas pular carnaval.

- ♡

Obs.: Esse não foi um texto de julgamento, mas um texto de amor. Compartilho hoje, que entendo a graça e misericórdia de Deus, aquilo que torna meu mundo mais colorido. Mais alegre de verdade, o que me dá esperança todos os dias. Com certeza não consegui expressar nem metade do que eu gostaria sobre o amor de Deus, que é o tema principal dessa mensagem. (Embora você tenha começado a ler pensando que era sobre carnaval)

Leve isso pra vida, Ele te ama demais. ♡

Xx, Amanda P. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário