domingo, 4 de outubro de 2015

Fotografia: Um hobbie, um escape?

Acredito que desde o dia que eu peguei numa câmera eu simplesmente sabia que nos daríamos muito bem.
Imagine você, eu não era uma criança com muitos amigos, era um pouco tímida e me escondia atrás de um visual o tanto quanto questionável: um rabo de cavalo e óculos da turma da mônica.

Era meio evidente que eu não iria gostar do que a maioria curtia. (tazos, video games, pular corda, e big 1)
Quando conheci as fotos digitais, meu pequeno mundo se tornou um lugar muito mais alegre.
Com o tempo.. Uma flor não era apenas uma flor. Um por do sol não era apenas um por do sol. E eu não definitivamente apenas eu.
Gostava muito de navegar na internet desde bem pirralha, o que era algo um pouco novo pra minha geração. Eu era uma das felizardas com um pc em casa, era muita onda.. Hahaha.
E junto com esse universo mágico da tela e da vida de internauta surgiram hobbies muito legais para todos que queriam estar nesse mundo... Jogos online, videos e coisas assim... Mas eu não me sentia muito atraída por esse universo mais comum. Com o tempo descobri blogs, e neles garotas com fotos (na época) incríveis. E aí eu entendi... Essa era minha praia!

Como toda a boa fotógrafa muito amadora eu comecei tirando fotos de qualquer coisa ou bichinho, e enchendo de filtros. Embora existam fotos minhas muito lixosas, espalhadas por redes sociais e computadores alheios, curto muito essa ideia de ver uma linha do tempo no meu proprio universo. Quer dizer, com 12 anos minha forma de ver o mundo tinha cores mais azuladas e pesadas e blur.. Hoje em dia eu gosto dos tons originais. Digamos que era um híbrido de jeca com brega e um pouco de vontade de melhorar, hahahahaha. 

E assim.. Houve um avanço, as fotos em ordem cronológica: 









Como dá pra perceber: eu melhorei um pouquinho.

Mas aos poucos, pra não dizer muito, eu percebi também que a fotografia além de tornar minhas tardes após aula mais divertidas, falava muito sobre quem eu era. O que eu gostava. Como gostava. E antes de antingir esses resultados. Eu descobri algo por trás do meu hobbie: O meu escape.

Passei a amar tirar dezenas de fotos e edita-las com todo o carinho por horas e horas. Além de ser muito divertido era incrível pensar como eu poderia ter chegado até aquelas imagens. Na época, juro que eu me achava um máximo com minhas fotos padrão orkut fake. Pois é, eu gostaria de ilustrar essa fase da minha vida com essas fotos mas infelizmente eu não sei onde estão ):

Voltando ao papo sério. Meu escape. Câmera.

Imagine: ser uma garota que cresceu como patinho feio da turminha, justamente por usar óculos e não saber como arrumar o cabelo.. E então vc descobre que "uau! eu levo jeito pra isso de foto" !!!

Pode parecer bobo mas as fotos revelaram muito de quem eu era, e conseguia dizer isso as pessoas. Eu passei da menina calada, que falava baixo, para uma menina mais confiante que tinha olhos expressivos por trás dos óculos. {dos quais só consegui me livrar aos 16 anos (e quanto tempo...)}. 

No final das contas só quero deixar registrado com muito amor e carinho que as lentes das câmeras me ajudaram a enxergar meu "eu". Aquele que eu mal sabia que existia e menos ainda sobre ser tão legal.. 

Foi uma fase essencial. Boba, sim! Pra alguns uma perda total de tempo. Mas pra mim: aprendizado. 

Talvez, caso alguém leia isso aqui, sua forma de ver o mundo e ser vista não seja a fotografia, mas sinceramente? Não importa.. O importante é que você descubra o que te faz feliz e vá atrás disso! E claro, explore o que existe de bom dentro de você!


XO, Amanda P.

Nenhum comentário:

Postar um comentário